Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História

História

por Interlegis — última modificação 16/05/2019 17h32
Boa Vista do Sul - Câmara Municipal

Boa Vista do Sul

O município de Boa Vista do Sul, compreende um área de 95,80km², com uma população de 2.776 habitantes, localiza-se na Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul, fazendo divisa com os municípios de: Garibaldi e Coronel Pilar ao Norte; com Carlos Barbosa a Leste; com Imigrante e Wesfália a Oeste e com Barão e Poço das Antas.

As atividades econômicas do município estão concentradas no setor primário (produção agrícola, produção leiteira e na avicultura), na indústria (fábrica de móveis, laticínios, …), no comércio (atividades relacionadas ao abastecimento da demanda local e nas diversas regiões do Estado) e na prestação de serviços (empresas de transporte).

Um pouco da História de Boa Vista do Sul

O movimento pela emancipação iniciou em 1990, várias reuniões foram realizadas, e em uma dessas reuniões se escolheu a primeira comissão emancipacionista, constituída por : presidente, Ceverino Bagatini; vice-presidente, Osmar Aliatti; 1° secretário, Irani Lassen; 2° secretária, Iracema Rama Flach; tesoureiro, Ademar Steffenon; 2° tesoureira, Jurema Loss Bonassi; conselho fiscal: Luiz Afonso Koerbes, Felipe Corbelini e Ivanio Carminatti; suplentes: Lino Frozza, Nilo Carniel e Roque Neri Almeida Bueno.

Após Credenciamento da Comissão Emancipacionista, o processo foi montado e encaminhado Assembleia Legislativa. O processo foi avaliado pela Comissão de Estudos Municipais, tendo recebido parecer favorável. Encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça para nova análise, o processo recebeu parecer desfavorável e foi arquivado.

Em 1994, o processo de emancipação foi retomado e em uma reunião, no Salão da Comunidade São Francisco Xavier, com as lideranças dos Distritos de Vinte e Sete da Boa Vista e São José de Castro, pertencentes ao município de Garibaldi e o Distrito de Carolina, pertencente ao município de Barão foi escolhida a Comissão de Emancipação, composta por:

Presidente: Irani Lassen;

Vice-Presidente: Ivânio Carminatti;

1° Secretário: Tarcísio Roque Müller;

2° Secretário: Mauro Lucian;

1° Tesoureiro: Gilmar Bagatini;

2° Tesoureiro: Renê Aníbal Rigatti;

Conselho Fiscal: Jadir Valcarenghi, Paulo Bagatini e Osmar Aliatti.

Em 22 de outubro de 1995 realizou-se uma consulta plebiscitária sobre a emancipação da localidade de Vinte e Sete da Boa Vista e São José de Castro, pertencentes ao município de Garibaldi, e de Linha Carolina pertencente ao município de Barão. De um total de 2090 eleitores aptos a votar, 1379 votaram sim, a favor da emancipação, 328 votaram não, 11 votos foram nulos, 15 brancos e 357 não compareceram.

O município Vinte e Sete da Boa Vista foi criado através da Lei n° 10.632, de 28 de dezembro de 1995, sancionada pelo Governador do Estado, Senhor Antônio Brito e em 26 de março de 1996, com a Lei N° 10.732, sancionada pelo Governador do Estado, Antônio Brito, teve seu nome alterado para Boa Vista do Sul .

Em outubro de 1996, realizaram-se as eleições para escolha do Primeiro Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores. Para Prefeito Municipal, foi eleito o Sr. Roberto Martim Schaeffer(PT), para Vice-Prefeito Municipal o Sr. Valter Acadrolli(PDT). Para a Câmara de Vereadores foram eleitos: Paulo Bagatini(PMDB), Antenor Rama(PPB), Ibanor Mantelli(PMDB), Irani Guaragni(PPB), Ivânio Carminatt(PPB), Jaime Cagliari(PMDB), Orval João Decol(PMDB), Osmar Aliatti(PMDB) e Valdir Martini(PPB).

No dia primeiro de janeiro de 1997, às dezoito horas, no Salão da Comunidade São Francisco Xavier, ocorreu a Sessão Solene, conduzida pelo Senhor Paulo Bagatini (PMDB), vereador mais votado, para Instalação do Município de Boa Vista do Sul, a Posse do primeiro Prefeito, primeiro Vice-Prefeito e primeiros Vereadores.


Histórico da câmara

No dia primeiro de janeiro de 1997, às dezoito horas, no Salão da Comunidade São Francisco Xavier, ocorreu a Sessão Solene, conduzida pelo Senhor Paulo Bagatini (PMDB), vereador mais votado, para Instalação do Município de Boa Vista do Sul, a Posse do primeiro Prefeito, primeiro Vice-Prefeito e primeiros Vereadores. Para Prefeito Municipal, foi empossado o Sr. Roberto Martim Schaeffer(PT), para Vice-Prefeito Municipal o Sr. Valter Acadrolli (PDT).

Para a Câmara de Vereadores foram empossados:
Paulo Bagatini(PMDB), Antenor Rama(PPB), Ibanor Mantelli (PMDB), Irani Guaragni(PPB), Ivânio Carminatt(PPB), Jaime Cagliari (PMDB), Orval João Decol(PMDB), Osmar Aliatti(PMDB) e Valdir Martini(PPB).

Câmara Municipal de Boa Vista do Sul iniciou seus trabalhos em 1997, em uma sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias. Em 18 de agosto de 1998, foi inaugurada com a presença de autoridades a nova sede da Câmara Municipal de Vereadores de Boa Vista do Sul, na Travessa 22 de Outubro, n° 84, 2° andar.

A Câmara Municipal de Vereadores de Boa Vista do Sul é composta por nove vereadores. O número de vereadores é proporcional à população do município.
Os vereadores são eleitos, em eleição direta, juntamente com o Prefeito e Vice-Prefeito.

Mídias Sociais

Facebook Twitter Linkedin Youtube Flickr

SAPL

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo